Raiva: causas e sintomas

Raiva: causas e sintomas

 

A Raiva é uma doença vírica conhecida por provocar um comportamento agressivo em mamíferos. A transmissão deste vírus ocorre a partir da saliva, é por isso que não convém ser mordido por um carnívoro selvagem (morcego, raposa, guaxinim), por um cão ou por um gato.
Se após se ser mordido por um animal não se tiver logo acesso a cuidados médicos, as consequências poderão ser fatais. O vírus destrói o organismo humano como faz a qualquer outro mamífero. Para além disso, por ser um vírus que atua no sistema nervoso, tem um grande impacto no cérebro.
Após o vírus entrar no cérebro as vítimas sentem-se agitadas, ansiosas, confusas, hiperativas e tem alucinações. Depois de o vírus ter o controlo do sistema nervoso, difunde-se para as glândulas salivares, onde poderá ser transmitido através da saliva para outros humanos ou mamíferos.
As pessoas devem adquirir cuidados médicos caso achem que contraíram o vírus da raiva. Quanto mais cedo for o tratamento, mais efetivo este é. O tratamento baseia-se na administração de várias vacinas que tem o objetivo de estimular o sistema imunológico para que se combata o vírus antes que este alcance o cérebro.

VER MAIS