Porquinhos-da-índia: principais cuidados a ter em casa e no consultório

Porquinhos-da-índia: principais cuidados a ter em casa e no consultório

 

Os porquinhos-da-índia são animais bastante dóceis que quando estão assustados ou stressados, muitas vezes, ficam imobilizados. Desse modo, para um correto exame físico, deve-se dar tempo ao animal para se ambientar ao consultório, abordá-lo com calma e falar suavemente.
 
São animais altamente sociáveis e não devem viver sem outros elementos da mesma espécie. Na Suíça, por este mesmo motivo, é proibido que as pessoas tenham apenas um porquinho-da-índia. Mesmo os animais que estão internados e debilitados beneficiam da companhia de um membro da mesma espécie.
 
Os porquinhos-da-índia devem ter uma dieta que varie entre ração, feno e alimentos frescos. É importante que o feno seja colocado de modo a que os animais consigam alimentar-se dele, mas também o poderem usar para fazerem a sua “cama”. Além disso, à semelhança dos primatas, os porquinhos-da-índia requerem vitamina C na sua dieta e é importante que esta seja fornecida diariamente aos animais que estejam doentes ou hospitalizados, de modo a prevenir o escorbuto que se pode formar rapidamente.
 
Os animais que se encontram debilitados tendem a esconder os sinais de dor, mas, à medida que a doença progride, os animais tendem a perder peso, começam a ficar desidratados e o pelo começa a ficar mais áspero.
 
Por serem animais com dentes em crescimento contínuo, é bastante importante avaliar cuidadosamente a cavidade oral pois muitos dos problemas que os podem afetar iniciam-se nesta parte do seu corpo.

 

VER MAIS