A segurança, eficácia e mais-valias da anestesia locorregional

A segurança, eficácia e mais-valias da anestesia locorregional

 

A anestesia locorregional tem como objetivo bloquear a transdução, transmissão e a modulação do estímulo nociceptivo na medula espinhal, sendo a forma mais eficaz, se não única, capaz de inibir a transmissão de um estímulo doloroso até ao córtex cerebral, é algo que mais nenhum outro tipo de medicação tem a capacidade de fazer totalmente.
 
Consiste em “adormecer” uma parte específica do corpo, bloqueando as sensações táteis, térmicas e dolorosas. Ao mesmo tempo bloqueia-se a função motora. A prática de anestesia locorregional é fácil, pois apenas se administram pequenos volumes de fármacos ou combinações de fármacos anestésicos na região circundante dos nervos.
 
“A partir do momento em que se percebe a potencialidade da anestesia locorregional, é impossível voltar atrás porque conseguimos perceber os benefícios para o animal e ao nível de prognóstico. Esta anestesia constitui a única forma de inibir por completo a transmissão do impulso normal que irá ser percebido no sistema nervoso central.” Diz Lénio Ribeiro, médico veterinário no Centro Hospitalar Veterinário (CHV).
 
Esta anestesia é considerada um dos pilares base de analgesia em todos os protocolos anestésicos.
 
 
Quais as suas vantagens e limitações?
 
Uma das limitações de utilização desta anestesia é o facto de alguns anestésicos locais terem um tempo de latência de mais de 30 minutos para produzirem um efeito analgésico eficaz.
 
Paralelamente, é necessário o investimento no aparelho de ecografia, visto que são os únicos equipamentos necessários para a realização desta técnica, com sonda linear e um estimulador de nervo periférico, para as técnicas ecoguiadas.
 
A maior limitação da anestesia locorregional surge com a curva de aprendizagem exigida ao médico veterinário.
 
Quanto às vantagens, há uma diminuição das concentrações de hipnóticos e analgésicos no período intraoperatório e pós-operatório e há um melhor controlo da dor. As características desta técnica anestésica contribuem para uma anestesia segura com mínima depressão das respostas do sistema nervoso autónomo.
 
A anestesia locorregional apresenta um menor número de efeitos secundários comparativamente à analgesia sistémica.
 
“De um modo geral, a anestesia locorregional pode ser aplicada a qualquer paciente com segurança, pois as complicações desta técnica estão normalmente associadas a erros por parte do praticante”.
 
 
A que pacientes aplicar?
 
A anestesia locorregional pode ser aplicada a qualquer paciente com segurança, pois as complicações desta técnica estão normalmente associadas a erros por parte do praticante.
 
 
Bibliografia
 
Pinto, C., 2020. A segurança, eficácia e mais-valias da anestesia locorregional. Veterinária Atual, [online] Available at: <https://www.veterinaria-atual.pt/destaques/a-seguranca-eficacia-e-mais-valias-da-anestesia-locorregional/> [Accessed 29 April 2021].
2020. Como funciona a anestesia locorregional em pequenos animais?. [online] Available at: <https://www.cptcursospresenciais.com.br/blog/anestesia-locorregional/> [Accessed 30 April 2021].
hospitaldecascais. 2021. Anestesia: o que precisa de saber. [online] Available at: <https://www.hospitaldecascais.pt/pt/Paginas/anestesia-o-que-precisa-saber.aspx> [Accessed 27 April 2021].