A influência da vitamina D em bovinos leiteiros

A influência da vitamina D em bovinos leiteiros

 

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é produzida naturalmente pelo organismo. É responsável pelo aumento de cálcio, magnésio, fosfato, entre outros no organismo. À semelhança do Homem, as vacas produzem esta vitamina quando estão expostas à luz solar e também através da ingestão de certos alimentos.

Um novo estudo, feito pela Universidade da Florida, não só confirmou que a deficiência em vitamina D pode levar a um aumento de infeções e problemas reprodutivos como descobriu como é que este componente pode ajudar na proteção das vacas gestantes, mais vulneráveis a essas doenças.

O estudo avaliou como é que o colecalciferol e o calcidiol, duas formas diferentes de vitamina D, influenciam o sistema imunitário de vacas gestantes. Fez-se recolha de sangue para avaliar os níveis de metabolitos e marcadores inflamatórios de vitamina D. Avaliou-se também material genético de leucócitos (glóbulos brancos) para verificar se havia alguma alteração na expressão de genes relacionados com a imunidade.

Vacas que consumiam calcidiol apresentaram expressões genéticas de melhorias do sistema imunitário, este incluía uma melhoria na expressão da migração e adesão celular, comunicação entre células e apoptose patogénica.

E não fica por aqui, os restantes resultados são apresentados no Journal of Dairy Science.

VER MAIS