A grande caça as ovos está oficialmente aberta!

A aplicação gratuita de telemóvel “Eggcase Hunt” foi primeiramente lançada em 2014, através do projeto Shark Trust, sediado no Reino Unido e, desde então, já ultrapassou os 245.000 registos, em 22 países diferentes.
A versão em português surgiu pelo projeto Shark Attract, vencedor da primeira edição do Fundo para a Conservação dos oceanos, do Oceanário de Lisboa e Fundação Oceano Azul.
O projeto Shark Attract tem como principal objetivo “promover a conservação das populações de tubarões e raias que ocorrem na costa portuguesa, criando e incentivando uma consciência ecológica sobre estas espécies, através de ações e atividades desenhadas para públicos-alvo cuja atividade se relacione com o ambiente marinho e a conservação destas espécies.”
Desta forma, o Shark Attract pretende identificar os aspetos mais problemáticos e promover formas de resposta, no que diz respeito à conservação de tubarões e de raias em Portugal.
Os ovos destes animais são depositados no fundo do mar e após vários meses, o ovo eclode. Depois de vazios, os ovos são arrastados pelas correntes para a praia, fornecendo informação sobre a distribuição, diversidade e potenciais zonas de desova e berçário destas espécies.
Esta aplicação tem como objetivo envolver cidadãos, apoiando cientistas a saber mais sobre as espécies de tubarões e raias, que ocorrem na costa portuguesa. Permite identificar três espécies de tubarões e seis das raias, com a ajuda de uma chave de identificação passo a passo. Nesta aplicação podemos, ainda, saber curiosidades comuns sobre estas espécies, locais onde ocorrem, o que comem e como preparar um ovo para a sua identificação.
Em Portugal estão documentados aparecimentos de mais de cinquenta espécies de tubarões, entre os quais estão o tubarão-branco e o tubarão-martelo. Apesar disso, as hipóteses de ataque são mínimas, mas não impossíveis.
