Porque é que os chimpanzés adultos são mais seletivos na escolha de amigos?
Investigadores reuniram conclusões que apontam que os chimpanzés machos apertam o seu círculo de amigos à medida que envelhecem, favorecendo apenas as amizades mais valiosas.
Foi feito um estudo por mais de duas décadas em que investigadores no Parque Nacional de Kibale no Uganda observaram estes animais de modo a perceber as suas interações sociais. A conclusão a que chegaram foi que, os chimpanzés, assim como os humanos, à medida que envelhecem, tendem a ter menos amizades, mas mais recompensadoras.
Considera-se que o laço entre dois chimpanzés é forte quando a catação é recíproca, isto é, como estes animais são altamente sociáveis, aproveitam os momentos de higiene para fortalecerem as suas relações com os outros elementos do grupo.
Esse estudo concluiu que os chimpanzés de quinze anos têm em média 2,1 amizades, enquanto, nos chimpanzés de quarenta anos, esse número desce para 0,9. À medida que os chimpanzés envelhecem, o número de relacionamentos recíprocos aumenta, mas o número de relacionamentos diminui.
Os chimpanzés adultos privilegiam companheiros leais pois competem por oportunidades para acasalar durante toda a sua vida. Com este estudo pode-se concluir que para competir pelas melhores oportunidades, os machos devem ter uma rede leal de amigos que apoiem a sua dominância.