Uso de curcuma para diminuir a uveíte canina

Uso de curcuma para diminuir a uveíte canina

 

A uveíte é a inflamação da úvea (camada média do globo ocular) e pode ser classificada em panuveíte, posterior, intermédia e anterior. A uveíte anterior trata-se de uma das alterações oftalmológicas mais frequentes em cães e provoca dor e redução da visão.
 
Há várias causas para esta patologia, sendo as mais comuns causas infecciosas, imunomediadas e neoplasias. Pode também ser secundária a cirurgia de cataratas.
 
Atualmente ainda não há um tratamento consensual para esta patologia uma vez que anti-inflamatórios não esteróides (AINE’S) e esteróides estão associados a muitos efeitos secundários, tais como o aumento da pressão intraocular e úlceras indolentes.
 
A curcuma é uma especiaria reconhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias naturais.
 
Qualquer medicação oral deve ser absorvida eficazmente para a corrente sanguínea, passando pela barreira intestinal. A atuação de fármacos no olho é ainda dificultada pela barreira hemato-ocular, esta controla as substâncias que passam para o olho.
 
Em estudos realizados na Universidade do Texas, foi descoberto que ao adicionar moléculas de nanopartículas (que interagem com recetores transferrin) à curcuma, esta é mais bem absorvida e consegue chegar ao olho. Assim, torna-se eficaz e segura no tratamento da uveíte, sem efeitos adversos conhecidos.
 
 
SCIENCE ADVANCES | RESEARCH ARTICLE 1 of 10 HEALTH AND MEDICINE Systemic anti-inflammatory therapy aided by double-headed nanoparticles in a canine model of acute intraocular inflammation R. Ganugula1 *† , M. Arora1 *, M. A. Lepiz2 , Y. Niu3 , B. K. Mallick3 , S. C. Pflugfelder4 , E. M. Scott2 *† , M. N. V. Ravi Kumar1†