Sabias que os cães sentem o cheiro do teu medo e ficam com medo também?

Sabias que os cães sentem o cheiro do teu medo e ficam com medo também?

 

É verdade. Os cães podem cheirar o teu estado emocional e adotar as tuas emoções como se fossem suas.

“O papel do sistema olfativo foi amplamente subestimado, talvez porque a nossa própria espécie esteja mais focada no sistema visual”. No entanto, o olfato dos cães é muito superior ao nosso.
Foi testado se os cães podiam farejar emoções humanas apenas pelo cheiro.

Primeiro, voluntários humanos assistiram a vídeos criados para causar medo ou felicidade, ou uma resposta neutra, e a equipa recolheu amostras de suor de cada voluntário. De seguida, cada amostra de odor foi apresentada aos cães domésticos e monitorizaram o seu comportamento e a sua frequência cardíaca.

Os cães expostos a cheiros associados ao medo mostraram mais sinais de stress do que aqueles expostos a cheiros felizes ou neutros. Os animais também apresentaram batimentos cardíacos mais altos, procuravam mais atenção dos seus tutores e faziam menos contacto social com estranhos.

Olhos de cachorrinho

Kaminski descobriu que, quando os cães estão a ser observados, frequentemente erguem as “sobrancelhas” de uma maneira particular. Este aumento de sobrancelha é conhecido por dar aos cães uma oportunidade melhor de serem realojados. Isso pode fazer os olhos dos cães parecerem “tristes” ou infantis, criando uma resposta empática.

Concluindo, foi sugerido que a notável inteligência emocional dos cães em relação aos humanos é um produto dos milhares de anos que passamos com eles.

VER MAIS