Novo teste de DNA para combater a displasia da retina em Cocker Spaniels

A displasia da retina é uma afeção hereditária que leva à separação da retina, sendo que esta nunca se desenvolve corretamente originando consequentemente a perda de visão em cachorros.
Vários investigadores e médicos veterinários na AHT criaram um teste de ADN que permite identificar esta afeção na raça Cocker Spaniel e desta forma afastar indivíduos da reprodução.
A investigadora, Hattie Wright, responsável por liderar este projeto de investigação refere: “Geralmente, cães com displasia da retina apenas demonstram sintomas muito ligeiros, sendo o seu diagnóstico na maior parte das vezes um achado acidental. No entanto em alguns casos pode progredir para formas mais severas e resultar em cegueira.”
A forma convencional de displasia da retina, para a qual não existe atualmente tratamento, já teria sido descrita noutras raças. No entanto , só mais recentemente é que foi descoberta na raça Cocker Spaniel.
Através dos vários casos clínicos, os investigadores suspeitam que esta afeção hereditária seja causada por uma mutação no cromossoma X. Desta forma, os machos apresentam uma maior probabilidade de virem a ser afetados comparativamente com as fêmeas.
Os resultados desta investigação são claros e demonstram que esta mutação é rara entre a raça. No entanto, é crucial identificar através de testes de ADN as potenciais fêmeas portadoras de modo a prevenir a sua reprodução e o nascimento de crias doentes. Apenas desta forma é possível que esta afeção até agora rara nos Cocker Spaniel não se dissemine no futuro.
