Maneio da dor em aves

As aves são animais sensíveis e alteram rapidamente o seu comportamento natural quando sentem dor. Alguns dos sinais que manifestam são: relutância em mover-se, anorexia, vocalizações reduzidas, deixarem de fazer o grooming ou então, grooming excessivo e, por vezes, mutilação.
A analgesia deve ser feita quando estão presentes sinais de dor ou então, antes de qualquer procedimento médico doloroso. A analgesia preventiva bloqueia os estímulos de chegarem ao sistema nervoso central, reduz os estímulos dolorosos, diminui a inflamação e acelera o processo de recuperação.
Uma das opções para o maneio da dor nas aves é o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINES) como o carprofeno, cetoprofeno e o meloxican. Os AINES podem ser usados em casos de dor ligeira a moderada.
Também podem ser usados opióides como o butorfanol. Este fármaco é uma boa opção por atuar nos recetores kappa e por ter uma baixa afinidade nos recetores mu. As aves, ao contrário dos mamíferos, têm mais recetores kappa do que recetores mu, por isso estes animais não respondem tao bem a fármacos que sejam fármacos agonistas dos recetores mu. No entanto, deve-se fazer uma boa monitorização da frequência cardíaca e respiratória quando se usa este fármaco.
Uma outra opção são os anestésicos locais como a lidocaína ou a bupivacaína. Os efeitos adversos da lidocaína são semelhantes aos reportados nos mamíferos: vómitos, convulsões, paragem cardíaca, hipotensão, ataxia, entre outros. Por esse motivo é importante respeitar as doses estipuladas. A bupivacaína não é usada com tanta frequência por ter um curto período de ação.
