Morbilivírus nos animais marinhos

Em 2018, na costa havaiana foi descoberta uma nova estirpe de mobilivírus nos golfinhos-de-fraser. Já havia conhecimento de seis estirpes diferentes de mobilivírus que afetam os cetáceos e estão todas associadas a mortes incomuns e esporádicas. Na Austrália, morreram pelo menos cinquenta golfinhos devido a este vírus e no Brasil ocorreu um episódio semelhante provocando a morte de duzentos golfinhos. Neste momento, um grupo de cientista está preocupado em perceber o quão vulneráveis são os golfinhos-de-fraser a esta nova estirpe.
Os autores do estudo aconselham a população do Havai e outros investigadores a esterem atentos à possibilidade de novos surtos de morbilivírus nas diferentes espécies de golfinhos ou de baleias que possam migrar pela costa havaiana.
Para tentar perceber a resistência dos golfinhos-de-fraser a esta nova estirpe, os cientistas vão tentar fazer uma pesquisa de anticorpos nesta espécie. Além disso, também pretendem fazer uma pesquisa de anticorpos noutras espécies de animais marinhos de modo a perceber que outras espécies é que possam estar infetadas com esta nova estirpe.
Uma instituição dos Estados Unidos está a tentar desenvolver uma vacina contra o morbilivírus para as focas monge. Esta é uma espécie que está muita vulnerável e em risco de extinção e um possível surto de morbilivírus nestes animais pode comprometer a sua existência na costa havaiana.
